terça-feira, 7 de julho de 2015

Tanabata – Festival das Estrelas (Sendai -São Paulo)

Festival das Estrelas ou Festival da Sétima Noite

O Japão é palco de uma grande quantidade de festivais durante o verão, como o Bon Odori por exemplo. Outro festival bastante popular e esperado pelos japoneses é o Tanabata Matsuri, conhecido também por outros nomes como Festival do Tanabata, Festival das Estrelas, ou ainda Festival da Sétima Noite.

História do Tanabata Matsuri

O Tanabata Festival (たなばた / 七夕物語) tem origem na China e remonta uma lenda de mais de 2 mil anos atrás. Na China recebe o nome de Qixi Festival e é considerado o Dia dos Namorados chinês. No Japão é comemorado no dia 7 de julho ou 7 de agosto (que é em torno do sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar).


Pode-se dizer que o Tanabata seja uma das grandes influências chinesas trazida para o Japão. Na verdade existem outros festivais semelhantes em outros países do Oriente e até do Ocidente, inspiradas no folclore chinês da “Princesa e o Pastor” ou nas estrelas Vega e Altair, que veremos na lenda mais abaixo.
Como o Festival corresponde ao calendário lunar, a data das festividades podem variar conforme a região, porém começam sempre no dia 7 de julho do calendário gregoriano, se estendendo até agosto, de acordo com a região ou país.

Tradição do Tanabata Matsuri

Durante o Festival Tanabata, existe o costume tradicional de se escrever desejos em um pequeno pedaço de papel colorido (Tanzaku), que depois são pendurados em ramos de bambu, na esperança de que o desejo se torne realidade. Cada cor tem um significado: amarelo é dinheiro; rosa, amor; vermelho, paixão; azul, proteção e saúde; verde, esperança; branco, paz.
Grandes decorações coloridas também são vistas enfeitando as casas, assim como as praças e ruas principais de muitas cidades japonesas. Em outras regiões é comum também colocar lanternas de papel ou folhas de bambu no rio, para que sejam levadas pelas correntezas, sendo queimados após o festival.

Os maiores festivais Tanabata no Japão, ocorrem em Sendai (agosto) e Hiratsuka (julho). É comum também vermos o Tanabata sendo representado através de mangás, animes, dramas de TV japoneses, filmes e até canções!

 Há uma canção tradicional de Tanabata que é ensinada praticamente a todas as crianças japonesas:


                        七夕さま

ささのは さらさら
のきばに ゆれる
おほしさま きらきら
きんぎん すなご

ごしきの たんざく
わたしが かいた
おほしさま きらきら
そらから みてる

sasanoha sarasara
nokibani yureru
ohoshisama kirakira
kingin sunago

goshikino tanzaku
watashiga kaita
ohoshisama kirakira
sorakara miteru

As folhas de bambu balançam
Sacudindo ao longe no beiral
As estrelas brilham
Sobre os grãos dourados e prateados de areia

As tiras de papel de cinco cores
Eu já escrevi
As estrelas brilham
Elas nos olham do céu


A Lenda do Tanabata

A origem do Tanabata é baseado em um conto antigo chinês com mais de 2.000 anos atrás. Era uma vez uma Princesa Tecelã chamada Orihime, filha de Tenkou, o Rei Celestial e um Príncipe Pastor chamado Hikoboshi, que viviam na Via Láctea. Em certo momento se encontraram e se apaixonaram um pelo outro.

Os dois sempre foram muito trabalhadores e responsáveis com seu trabalho, porém desde que começaram a viver um fulminante romance, o jovem casal deixou de cumprir com as obrigações e tarefas diárias como de costume.

Isso provocou a ira no rei Tenkou, que resolveu separá-los em lados opostos do rio Amanogawa (Via Láctea). Orihime chorou e implorou muito a seu pai, que se comoveu e concordou em deixá-los se encontrar somente uma vez por ano, no dia 7 do mês 7 do calendário lunar, sendo representados pelas estrelas Vega e Altair.

Em agradecimento à dádiva recebida, o casal atende aos pedidos vindos da Terra, feitos em papéis coloridos (irogami) e pendurados em bambus (sassadake). Acredita-se que se nesse dia estiver chuvoso, Orihime e Hikoboshi não podem ver um ao outro e o encontro só poderá ser novamente no ano seguinte.
Na mitologia japonesa, este casal é representada por duas estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).

Veja o vídeo abaixo com a história:
 
 
            hukumusumeamame

Festival do Tanabata no Brasil 


No Brasil, o primeiro festival Tanabata foi realizado na cidade de Assaí no Estado do Paraná no ano de 1978. No ano seguinte, em 1979, o evento passou a ser feito anualmente no Bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, que neste ano (2014), será realizado nos dias 19 e 20 de julho.

Hoje em dia, muitas outras cidades, entre elas Santo André e Ribeirão Preto, promovem o Tanabata Matsuri, com sua decoração colorida típica, além de muitas apresentações de tambores Taiko, danças folclóricas e shows de cantores. Os festivais Tanabata geralmente ocorrem nos dias 7 e 8 de julho no Brasil.




Festival do Tanabata em Sendai


                                      Discover Nippon
 

Em Sendai, o Tanabata começa com uma queima de fogos na noite do dia 05 de agosto e é celebrado entre os dias 06 e 08. A característica principal do festival são as milhares de fitas coloridas que decoram galerias comerciais da cidade. Cada conjunto de 3-5 metros de comprimento de flâmulas (fukinagashi) é feito ou encomendado por lojistas, escolas e grupos comunitários. Produzidos com papel washi, são pendurados em postes de bambu ao longo das arcadas e avenidas do centro da cidade.

Além das flâmulas, que representam os fios de um tear, é comum encontrar outras decorações menores em Sendai, que incluem: um kimono para afastar a má saúde e acidentes; uma rede para boas colheitas e pescas; uma bolsa para atrair bons negócios; saco de lixo para atrair limpeza. Além disso, há as conhecidas tiras de papel ou tanzaku, nas quais antigamente se escreviam poemas, mas se popularizaram como meios de expressar desejos de boa fortuna ou agradecimentos.

.

 Uma pessoa muito querida que conheci por causa de Yuzuru me recomendou esse vídeo e eu amei, espero que gostem. 

                                                                          kawai coco


Imagens: gettyimages e google.
Fonte:     ja.wikipedia.org 
              japaoemfoco.com

0 comentários:

Postar um comentário


This blog is a summary of some facts of life and skater Yuzuru Hanyu career. The idea came from not find almost anything here in Brazil about Yuzuru and / or skating , but when searching the world discovered so things became difficult absorb and organize all ; hence this blog was born .