sábado, 20 de junho de 2015

Hanyu: "O fracasso é o trampolim para o sucesso '

goldenskate.com

A temporada 2014-15 certamente não foi normal para o japonês Yuzuru Hanyu, que vinha de uma espetacular temporada  anterior, quando ele ganhou não só o ouro olímpico, mas o título Final Mundial e Grand Prix também. Quando lhe pediram para descrever esta temporada passada em uma palavra, ele disse que seria "experiência".

No início da temporada,o patindor de 20 anos teve de desistir de Finlandia Trophy, o seu primeiro evento internacional da temporada, devido a uma lesão nas costas. Em seguida, houve a colisão warm-up antes do patim livre na Copa da China, que o forçou a descansar por duas semanas. Embora ele tenha competido  no Troféu NHK, ele não estava em sua melhor forma e chegou em quarto lugar. No entanto, ele foi capaz de se qualificar para o Prix Final Grande, onde ele lutou e venceu seu segundo título consecutivo.

Duas semanas depois, o campeão olímpico de 2014 defendeu o seu título nacional em 2014-15 noj Figure Skating Championships, no entanto, o patinador teve de retirar-se da gala devido a dor abdominal que mais tarde foi diagnosticada como um problema de bexiga. Ele passou por uma cirurgia e foi hospitalizado por duas semanas seguidas de descanso de um mês, por instruções do médico. "

"Você escalar uma parede só para encontrar outro", resumiu Hanyu, a respeito de sua temporada de anormal até agora.

Em fevereiro, o campeão nacional três vezes em seguida, torceu o tornozelo direito durante os treinos e encontrou-se fora do gelo por mais duas semanas. Devido à lesão inesperada, Hanyu nunca fez seu caminho de volta à sua base de treinamento em Toronto. Em vez disso, ele se viu treinando sozinho no Japão sem sua equipe de treinamento antes das 2015 Campeonato Mundial de Patinação Artística no Gelo, que estavam a ser realizada em Xangai, na China, no final de março.

Enquanto o campeão do mundo defendendo insistiu que ele tinha se recuperado fisicamente e estava me sentindo bem sobre a entrega de um desempenho limpo, a falta de formação sistemática levou à inconsistência nos saltos, especialmente os quads. Como resultado, ele não foi capaz de defender seu título mundial, que foi ganho por Javier Fernández patinador espanhol e seu companheiro de treinamento no Toronto Cricket Skating e Curling Club.

"Acho que perdi o sentido de competição," avaliação Hanyu após seu skate livre ", e eu não estava prestando atenção suficiente para ajustar o meu pico para este evento em minha formação. Como resultado, eu não era capaz de trazer para fora o melhor de mim. Eu me senti feliz por (Javier), é claro, mas 90 por cento da minha mente sentia arrependimento ".

A frustração não só veio porque ele perdeu o título, mas também porque ele não podia entregar um desempenho limpo de qualquer programa de curta ou longa ao longo da temporada.

Com este contexto, o skater de Sendai decidiu participar da Equipe Troféu Mundial (WTT), realizada em Tóquio, em meados de abril. Seu objetivo era terminar a temporada forte através da realização de dois programas de limpeza, mas, infelizmente, as coisas não saem como planejado.

No curto, Hanyu pregado um dedo do pé e quad triplo Axel, mas ele caiu no back-end de sua combinação toe Lutz triplo-triplo. Ele virou-se em um programa de longo inspiradora que contou com um Salchow quádruplos e oito triplos, mas bateu um dedo do pé quad em um triplo, que o obrigou a mudar o dedo do pé triple mais tarde em seu programa em um duplo para evitar "zayaking."

Apesar de a primeira colocação em ambos os segmentos, e, portanto, contribuir para a equipe medalha de bronze do Japão, Hanyu novamente expressou frustração.

"Eu já disse isso tantas vezes (nesta temporada), mas ainda me sinto muito lamentável", disse ele à imprensa. "Não havia uma competição saí com nenhum pesar."

Ainda assim, a prata Mundial medalhista de 2015 ainda era capaz de puxar algumas positivas fora das todas as decepções da temporada.

"Eu acho que eu sou capaz de conseguir um belo quad Salchow no programa agora", ele disse à imprensa no WTT quando perguntado o que seu maior ganho foi nesta temporada. "Eu também melhorou a consistência em sessões de run-through durante o treinamento."

De fato, a taxa de aterragem e graus de execução (GOE) na quadra Salchow fez melhorar ao longo da temporada.

"Se esta temporada foi um fracasso para mim depende de como você vê-lo, mas eu acredito que o fracasso é o trampolim para o sucesso", disse Hanyu. "Você não vai perceber alguns problemas, a menos que você falhar."

"Embora não haja nada que eu possa fazer sobre a cirurgia, muitas das outras coisas nesta temporada é devido a minha falta de auto-gestão e minha falta de atenção a minha condição física", continuou ele. "Eu realmente preciso aprender a ajustar a minha condição, embora na realidade eu não posso trazer para fora o melhor de mim a cada vez, eu preciso sempre tentar ser melhor e puxe uma performance, como no Troféu Mundial por Equipas, ou então será cada vez mais dificuldade em competir no futuro. "

Depois que a equipe Troféu Mundial, Hanyu retornou à sua base de treinamento em Toronto e preparou os novos programas para a próxima temporada. Em junho, ele retornou ao Japão e estreou parte de seu novo programa longo em um show no gelo. Para a surpresa de muitas pessoas, ele selecionou uma peça de estilo japonês de música da trilha sonora do filme Onmyoji . Neste programa, retrata a si mesmo como o personagem Abe não Seimei-cosmólogo esotérico japonês do século 10.

"Eu quero desafiar a mim mesmo esta (futura) temporada e expandir a minha escala de desempenho", explicou o duas vezes campeão do Grand Prix Final. "Eu continuei a ouvir diferentes tipos de música e tentou descobrir o que me cabe. Durante o processo, eu pensei, 'por que não fazer algo japonês? e eu finalmente decidiu sobre o tema. "

"Eu acho que entre todos os patinadores masculinos japoneses que estão competindo ativamente, eu sou o único que pode apresentar estilo japonês tradicional, nessa medida," ele continuou. "Eu quero interpretar tanto delicadeza e força, a prestar mais atenção ao uso de bodyline, a fim de criar um programa que reflete minhas características."

No entanto, em vez de usar um coreógrafo japonês, ele optou por continuar a trabalhar com Shae-Lynn Bourne do Canadá.

"Para ser honesto, um coreógrafo japonês pode ser capaz de criar algo mais japonês, mas eu estava preocupado, então, que o programa seria muito japonês", explicou Hanyu. "Shae-Lynn ela pode pegar os elementos maravilhosos que ela vê no Japão a partir de um ponto de não-japonês de vista."

O campeão japonês três vezes também revelou que, durante o processo, ele e Shae-Lynn passou por um monte de danças tradicionais japonesas e dramas musicais em conjunto a fim de selecionar alguns dos movimentos para o programa. Eles decidiram adicionar alguns de seus movimentos de marca, incluindo hidro-blading eo layback Ina Bauer, para a seqüência coreográfica. Embora o spin Biellmann não foi realizada no show de gelo, ele revelou que ele estava praticando-o em treinamento e planos de usá-lo no programa.

Além da arte, Hanyu também pretende desafiar-se ainda mais tecnicamente, colocando três quads no longo programa, que era inicialmente o plano para a última temporada. Ele planeja abrir o desempenho com um Salchow quad, seguido de um dedo do pé quad, e em seguida, colocar um quad toe combinação salto na segunda metade do programa.

"Para apontar para Jogos Olímpicos de Pyeongchang, não há dúvida de que a barra de dificuldade deve ser levantada", observou ele. "Não só isso, eu acho que a nossa geração de skatistas precisa para liderar o desenvolvimento do esporte."

"Não é apenas sobre a pontuação," Hanyu rapidamente acrescentou. "Eu considero a pontuação como um bônus quando eu ando de skate bem. Eu não estou fazendo as coisas difíceis, a fim de obter uma alta pontuação, mas para mim mesmo crescer ".

Para dominar esse layout difícil com dois tipos de quads (Salchow e tep) é a parede o campeão olímpico reinante vê na frente dele agora.

"Eu preciso de aterrar tanto o Salchow eo dedo do pé", afirmou o patinador, que ganhou um novo recorde pessoal em seu skate livre na 2014-15 Grand Prix final. "Se eu não conseguir pousar o dedo do pé quad no início, ele afeta a minha disposição no segundo semestre, especialmente o triplo-triplo. Como você pode ver, eu sou muito ruim na dupla Axel (no caso de eu precisar alterar o layout), assim que a chave é a unha do dedo do pé quad. Ao colocar dois tipos de quads no programa, posso expandir a minha possibilidade de os componentes do programa ".

Daí a "parede" do patinador japonês sente que precisa para subir. Além da Salchow quad e toeloop, ele também está praticando circuito quad agora e continua desafiando-o no gelo mostra estes dias. No entanto, ele deixou claro que ele não planeja incorporá-lo em seu programa no momento.

Olhando para o futuro para a temporada 2015-16, Hanyu, que atualmente é ainda o único homem a quebrar a barreira de 100 pontos no programa curto dos homens (2014 Olimpíadas), considera-se um "caçador".

"Ser o campeão olímpico não muda nada", explicou. "Ela não muda o fato de que eu me sinto exausto depois do meu programa de curto e longo prazo, nem o fato de que eu perdi meu título mundial. Agora eu estou em posição para perseguir o meu companheiro de equipe (Fernandez). Ele está sempre lá perto de mim, de modo que o pesar de perder o título mundial não vai desaparecer, mas eu quero transformar este pesar em um trampolim, e avançar passo a passo. "

No entanto, não perdeu em Hanyu que de fato existem outros rivais que ele estará em conflito com. Um dos quais três vezes campeão mundial Patrick Chan de Canadá, que vamos ir cabeça-a-cabeça com pelo 2015 Skate Canada em outubro em Lethbridge, AB, Can. Antes das atribuições 2015-16 Grande Prémio foram anunciados, Hanyu já havia manifestado sua emoção em direção a volta de Chan.

"Estou ansioso para seu retorno", disse ele. "Eu sou o único que está em condições de jogar catch-up, e eu desfrutar da sensação de ser motivado."

Hanyu também revelou que a experiência de competir com Chan ajuda a manter o foco.

"Durante a temporada olímpica, eu não podia bater Chan em tudo durante a série Grand Prix, e eu me perdi", reconheceu Hanyu. "Eu ficava pensando 'eu preciso vencê-lo, devo vencê-lo", mas eu não conseguia me concentrar no meu próprio desempenho e, como resultado, eu fui espancado pela enorme lacuna. Desde então, tenho aprendido a me concentrar na minha própria condição e manter o foco ".

Aqui  temos a prévia do novo programa longo de Yuzuru:

 Vídeo:  如月☆

Esse texto foi traduzido usando o Google Tradutor, por favor,  perdoem os erros.

0 comentários:

Postar um comentário


This blog is a summary of some facts of life and skater Yuzuru Hanyu career. The idea came from not find almost anything here in Brazil about Yuzuru and / or skating , but when searching the world discovered so things became difficult absorb and organize all ; hence this blog was born .