domingo, 26 de abril de 2015

Yuzuru 2011

11 março, 2011

Nesta data, às 14:46 um devastador terremoto de magnitude 9.0 (a sétima mais forte da história) bate Japão na região de Tohoku, no nordeste do país. O epicentro foi no mar e a cidade mais próxima do epicentro e as mais afectadas pelo tsunami gerado pelo terremoto é apenas Sendai, onde vive e treina nosso Swan. Muitos vão ter visto e eu acho que eles vão se lembrar naqueles dias após o terremoto , que o vídeo dessa enxurrada de água e detritos (alguns em chamas) avançando engolir estradas, campos, casas, estufas e tudo em seu caminho, bem que foi a onda que atingiu a região. Sendai. O centro em si é um pouco dentro e sofreu danos menores no tsunami, mas a área do porto e as outras áreas do mar, foram realmente devastada.



 Yuzu estava treinando quando houve um terremoto: Em uma entrevista, disse que o prédio estava tremendo tanto que ele não conseguia ficar de pé e foi forçado a sair andando de quatro, e que sobre as ondas de trilha formada como se fosse água e gelo sólido. A casa dele foi encontrado para ser completamente destruído e ele e sua família foram forçados a evacure em uma academia, onde permanecem por três dias e Yuzu em um vídeo diz que foi difícil até mesmo encontrar comida.


Sua pista de treinamento foi fechado, os tubos que passam sob a pista e manter o gelo sólido foram afetados, tornando a pista inoperante, (a pista será reaberta no final de Julho de 2011) e assim por Yuzu há lugar para treinar. Ele contou  que não sabia o que fazer, e que em um ponto ele pensou que teria que parar de patinar, seu antigo treinador (antes passase com Abe) oferece-lhe para ir para treinar em Yokohama (que é de três horas pelo trem de Sendai), e ele também recebe ofertas para participar de vários shows em todo o país. Participou,  de 60 espetáculos levando os dois programas elaborados para a temporada, podendo assim continuar a treinar e arrecadar fundos para as vitimas do desastre. (Chegava mais cedo na pista onde ele estaria tomando o show, apenas para ser capaz de treinar).


Mas nesse período cai em uma espécie de depressãoe em  agosto de 2011 busca de ajuda espiritual em visita a um santuário. Yuzuru começa a competir  para a sua cidade, mas não para si mesmo, indo ao pódio em quatro das seis corridas em que participa, trazendo alegria e felicidade para cidade.
Ele diz que eu estava feliz quando as pessoas me disseram que tinha encontrado força e energia olhando para o meu desempenho, eu não sou um skater apenas a minha força, mas porque todos me apoiar e quando ele percebeu isso, que é capaz para competir porque todos apoiá-lo, ele sentiu o peso de ser o skater Sendai, tornou-se uma grande força.


Em outra entrevista, quando perguntado se alguma coisa mudou nele depois do desastre que ele responde assim : mudou meu pensamento sobre a pista, eu vi que eu era especial, tive a sorte de ser capaz de andar de skate antes do desastre, e eu vi que patinar é uma coisa divertida na minha vida (entrevista de 1º de janeiro de 2013).

Esse  texto é de autoria de minha amiga Blue Fire  do Fórum Yuzuru Hanyu, o gênio do talento de patinação.
Ele foi traduzido do italiano usando o Google Tradutor, por favor,  perdoem os erros


0 comentários:

Postar um comentário


This blog is a summary of some facts of life and skater Yuzuru Hanyu career. The idea came from not find almost anything here in Brazil about Yuzuru and / or skating , but when searching the world discovered so things became difficult absorb and organize all ; hence this blog was born .